Todos os dias, os professores fazem inúmeras decisões que contribuem diretamente para facilitar ou dificultar as interações entre eles e seus alunos.

É sabido que, a aprendizagem do aluno sofre consequências drásticas quando a interação com o professor não é das melhores, e o contrário também, se por outro lado há uma afinidade melhor de ambas as partes o resultado do aluno geralmente é bom.

Mas quais seriam os fatores que contribuem para o bom desempenho do aluno em sala de aula?

Conforme pesquisadores, existe três grandes categorias que abrangem os dez fatores do ensino que contribuem para o desempenho do aluno e para o desenvolvimento social, são elas: apoio emocional, apoio pedagógico e organização da sala de aula.

aluno10

Apoio emocional

É o ouvir e interagir com o meio. É preciso que o aluno se sinta bem, confortável para expressar suas opiniões e ideias, construindo assim a autonomia ou independência. Nesta categoria podemos incluir:

  • Clima positivo(1) – o gozo e conexão emocional que os professores têm com os alunos, bem como a natureza das interações entre pares;

  • Clima negativo (2) – o nível de negatividade expressa como a raiva, hostilidade ou agressividade exibida por professores e / ou alunos em sala de aula;

  • Sensibilidade do professor (3) – compreensão e capacidade de resposta aos alunos objetivando suas necessidades acadêmicas e emocionais; e

  • Respeito pelas perspectivas de estudantes (4) – o grau em que as interações dos professores com os alunos, levando as atividades de sala de aula ao encontro dos interesses dos alunos, motivações e pontos de vista.

Organização da Sala de Aula

Refere-se às formas que os professores ajuda o aluno a desenvolver habilidades para regular o seu próprio comportamento, obter o máximo de aprendizagem de cada dia na escola, e manter o interesse em atividades de aprendizagem. Isto inclui:

  • Gestão de comportamento (5) – cabe aos professores monitorar, prevenir e redirecionar o mau comportamento;

  • Produtividade(6) – A produção dos alunos em sala de aula, o quanto os alunos compreendem com a rotina, e o grau de conhecimento que os professores aplicam nas atividades e orientações para que o tempo máximo pode ser gasto em atividades de aprendizagem; e

  • Formatos de aprendizagem Instrucional(7) – como os professores envolve os alunos em atividades e facilita as atividades de modo a que as oportunidades de aprendizagem são maximizadas.

professor-de-apoio

Apoio pedagógico

Refere-se às formas como os professores efetivamente apoiam o desenvolvimento cognitivo e da linguagem de crescimento dos alunos. Isto inclui:

  • Desenvolvimento de conceitos(8) – como os professores utilizam discussões e atividades de instrução para promover habilidades de pensamento de ordem superior dos alunos e cognição em contraste com um foco na instrução;

  • Qualidade de feedback(9) – como os professores ampliam a participação e aprendizagem através de feedback para os alunos; e

  • Uso das especificidades da Linguagem(10) – a medida em que os professores estimulam, facilitam e incentivam o uso da linguagem dos alunos.

professor-criancas-computador

Na sua opinião quais os fatores que contribuem para o bom desempenho do aluno em sala de aula? Compartilhe sua opinião deixando seu comentário!

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account