Todo professor busca pela atenção dos seus alunos.

E aqui estão 10 maneiras de prender a atenção dos alunos do ensino primário.

Os seguintes métodos dão melhores resultados se ensinados durante as primeiras semanas de aula.

Essas ideias podem ajudar os professores a fornecer um ambiente de aprendizado ordenado e seguro para todos.

  1. Levante a mão e diga: “Dê-me cinco.”.

As crianças colocam as mãos no ar e falam “cinco!” À medida que a contagem decrescente chega ao um, eles ficam progressivamente mais silencioso até “um” é dito em um sussurro. Ou, depois de dizer: “Dê-me cinco”, todo mundo coloca a sua mão no ar e conta em voz alta usando os dedos 1-5.

  1. Cinco

Ensine às crianças que os cinco dedos na mão direita significam sinais de atenção representam as cinco coisas que devem fazer quando você segurar a sua mão. Diga: “Dê-me cinco”, e aguarde até que todas as crianças fechem a mão. Em seguida, repita com eles as cinco coisas juntos.

ATENÇÃOQ

 (1) Olhos – olhar
(2) Orelhas – ouvir
(3) Boca – fechar
(4) Mãos – escrever
(5) Pés – esperar

Mais tarde, quando você diz: “Dê-me cinco,” as crianças estão a pensar nestes cinco coisas e segurar sua mão para mostrar que estão prontos para ouvir.

  1. Faça o que eu faço

Configure com seus alunos um sinal, que ao ser feito, eles devam repetir o que o professor faz. Bata palmas ou toque em um padrão, por exemplo, bater palmas lentamente duas vezes e, em seguida, bater palmas rápidas três vezes. Os alunos devem parar o que estão fazendo e repetir o padrão. Se necessário, fazê-lo novamente até que todas as crianças têm respondido e fiquem em silencio. Você pode querer variar a tarefa.

  1. Sinal de atenção

Diga, em um tom de voz normal, “Bata uma vez se você pode me ouvir.” Aqueles que escutam vão acalmar e bater uma vez. Então diga: “Bata duas vezes se você pode me ouvir.” Mais crianças respondem com dois aplausos. Finalmente dizer: “Bate três vezes, se você pode me ouvir.” A essa altura, você deve ter a atenção de seus alunos.

  1. Ensinar a diferença entre ser bobo e sério.

Diga-lhes que não há espaço para ambos os comportamentos. Então coloque em prática, dizendo: “agir bobo!” Deixe-os ser bobo. Então diga: “Agora, agir sério.” Faça isso muitas vezes no início do ano, logo quando você dizer: “Eu preciso ter um comportamento sério”, eles respondem em conformidade e são atenciosos.

  1. Use uma contagem regressiva

Fale: “Você tem até cinco para estar pronto para…. 1, 2, 3, 4, 5.” Comece a contagem regressiva em qualquer número que você acha que os estudantes precisam estar prontos. Por exemplo, comece com 5, 10 ou 15, dependendo da atividade a ser posto de lado.

  1. Estimule a competição entre meninos e meninas.

Fale silêncio e veja quem será o último a ficar quieto. Faça uma tabela no quadro e pontue de forma negativa quem demora mais para ficar em silêncio. Você pode também premiar a equipe vencedora com algum sorteio ou estratégia diferente.

  1. Use uma palavra-chave para um dia ou semana.

Peça aos alunos para escolher uma palavra relacionada com o que se está estudando, além da fixação esta será a palavra chave para atenção.

  1. O mestre diz

O professor pode usar esta frase, por exemplo: “O professor diz, tocar o nariz”, “Bate uma vez”, ou “Mestre diz, olhe para mim.” E ai vai da criatividade de cada um.

  1. Mudando o tom

Crie vozes para cada situação, afinando quando for hora de brincar e engrossando na hora de chamar a atenção.

alunos

O que você achou destas 10 maneiras de prender a atenção dos alunos? Que estratégias você usa para prender a atenção deles? Compartilhe com a gente nos comentários!

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account