Uma boa redação no Enem começa pela bagagem do aluno, ou seja, se você gosta de ler e escrever dificilmente você terá dificuldades.

Agora se você acordou agora e vê no Enem uma grande oportunidade, se liga, que vamos falar algumas dicas essenciais para se dar bem na redação.

Antes de começar, é sempre bom lembrar o melhor método para trabalhar provas que possuem redação.

Você deve olhar o tema e pegar uma folha rascunho.

Enquanto você estiver fazendo sua prova, seu cérebro irá também estar pensando no tema da redação, e assim que você pensar em algo, deve anotar como tópico.

Você só deve começar a redação após ter pelo menos dez tópicos sobre o tema em questão, isto evitará o famoso “branco”.

enem-size-620

Estando pronto para escrever, é hora de prestar atenção nestas dicas:

1 – Leitura – A partir de agora toda hora é hora, quanto mais você ler melhor será a construção da sua redação.

A leitura também será importante para você estar se situando nos principais fatos do Brasil e do Mundo, e ficando preparado de antemão para o possível tema da redação.

2 – Tome cuidado com a repetição de palavras (use sinônimos), além de enriquecer seu texto você acaba também tomando cuidado com a coesão.

3 – Evite usar chavões, principalmente aqueles já inseridos no texto tema.

Na redação de 2013, teve professor que cansou de ler a frase “Se beber não dirija”, além de ser previsível, imagina você ler a mesma frase várias vezes, com certeza irá influenciar na nota da redação.

4 – Jamais coloque tudo no mesmo saco, generalizar irá mostrar ao corretor pouco conhecimento sobre o assunto. É preciso pontuar ideias e refletir sobre elas.

5 – Cuide com o pleonasmo, uma mesma ideia repetida ao longo do texto acaba deixando o texto previsível e sem graça.

6 – Cuidado com as Hipérboles, os exageros que na maioria das vezes deixa claro que o autor não sabe o que está falando. Por exemplo, dizer que “milhares” de pessoas perdem a vida no trânsito todos os dias.

7 – Cuidado com os erros de português, na dúvida de como se escreve uma palavra, troque por sinônimo. Exemplo: Se você está em dúvida de como se escreve “ansioso” em uma frase, troque por desejoso ou inquieto.

8 – Cuidado com a organização do texto, seja direto nas suas colocações, analise se ocorre qualquer ambiguidade.

9 – Cuidado com a emoção na escrita, é desnecessário repetições de pontuações, do tipo !!!! ou ????

10 – Se você está a vontade, e conhece bem o tema, pode mostrar este domínio inserindo uma citação no seu texto, isto vai pontuar muito sua redação.

11 – Se você não é escritor, então não invente! Faça o feijão com arroz bem feito. Construa períodos curtos! Frases muito longas podem trazer problemas de compreensão e deixar perceptível sua deficiência no uso de pontuação.

 acesso-redacao-fins-pedagogicos-noticias-universia-brasil

12 – Por último, lembre-se que este texto pode ser a porta de entrada para a Faculdade, então não seja tolo e não faça nenhuma dessas besteiras:

– Não use regionalismo linguísticos

– Não use linguagem de baixo calão (Palavrões)

– Não aumente sua letra para parecer que escreveu mais

– Não seja engraçadinho escrevendo textos desconexos, você só estará perdendo o seu tempo. Até porque se você lembra de uma receita de bolo deveria estar fazendo uma prova para confeiteiro ou padeiro.

– Não dirija seu texto para o corretor, ele não é seu amigo, é seu juiz!

– E não se esqueça é uma dissertação, não adianta você contar a história da sua vida, você tem que debater sobre o assunto.

E se você quer mais ajuda para se dar bem no Enem, aqui vai uma excelente e de graça! Veja o vídeo e clique no botão abaixo:

botão

Você conhece outras dicas de como fazer uma boa redação no ENEM? Vamos lá! Compartilhe!

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account