O Bullying nas escolas é reconhecido como um problema sério e de difícil solução.

Este mal está espalhado por todo o mundo, embora ele tenha sido amenizado por várias iniciativas de combate, mesmo hoje, ele está muito longe de ficar fora dos muros da escola.

Um recente estudo apontou o crescimento considerável do cyberbullying. Jovens que usam o computador para a prática insana do bullying.

 bullying

Definição

 O Bullying é geralmente definido como a intenção de prejudicar outra pessoa repetidamente; com um desequilíbrio de poder, a vítima fica amedrontada e não consegue se defender. Ele pode assumir a forma de tudo, desde ataques físicos e verbais, a exclusão social, espalhando boatos.

Situação no mundo

Internacionalmente, tem havido muitos programas anti-bullying baseados na escola, que provocam em média, uma redução de cerca de 20% destas atitudes.

O programa norueguês de Prevenção de Olweus Bullying temcomo objetivo de fornecer uma estrutura diferente para salas de aula, desencorajando o assédio moral e recompensando os comportamentos amigáveis.

programa Kiva finlandesa usa métodos virtuais de aprendizagem e coloca pares de defensores para aqueles que estão sendo intimidados.

Estes dois métodos têm sido replicados com sucesso em seus países de origem, mas a realidade de nossas escolas é diferente e é preciso adaptação ou um estudo mais avançado, para saber se estas estratégias dariam certo por aqui.

cyberbullying

 

Estratégias de combate ao bullying

Para introduzir estratégias proativas que possam ajudar a prevenir o bullying, as escolas precisam pensar sobre todo o ambiente escolar, incluindo a sala de aula e quadra de esportes.

Para proporcionar uma forma eficaz para a prevenção e intervenção anti-bullying, é preciso que as escolas utilizem uma política anti-bullying, com as definições e procedimentos claros, que devem ser comunicados a toda a comunidade escolar.

As escolas devem ter vários caminhos para relatar o assédio moral que não estigmatizam as crianças, e um sistema de gravação central para incidentes (particularmente importante como prova).

Todos os funcionários das escolas também devem estar atentos e preparados, com formação adequada para auxiliar na intervenção contra o bullying.

Os pais devem conhecer a política de anti-bullying na escola e conversar com seus filhos para saber como está o ambiente escolar.

Pode-se montar um grupo de alunos responsáveis por identificar possíveis focos de Bullying e com a missão de relatar para a direção escolar.

Estabelecer formas de acolher alunos novos, fazendo com que eles se sintam confortáveis o quanto antes na nova escola.

Promover ações educacionais na escola com este tema, debates, cartazes e peças teatrais que apontem o que o bullying pode acarretar.

Mesmo com todas as dificuldades da escola brasileiras é importante tomar atitudes para evitar que este mal, o bullying, continue sendo um monstro que faz muita criança e adolescente achar a escola o pior lugar do mundo.

Saiba mais clicando neste link: http://bit.ly/1IOMoMt

 

Você conhece casos de bullying? Como foi resolvido? Compartilhe com a gente nos comentários!

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account