Muitos professores iniciantes ou até mesmo, aqueles que lecionam há um bom tempo, sabem que uma das tarefas mais difíceis é manter o controle na sala de aula, na verdade, dois controles, o emocional e o da turma.

 

Regras são essenciais para tudo na vida, por isso iremos falar algumas dicas para manter o domínio de classe, posicionamentos específicos do professor que irão refletir diretamente no domínio de classe:

 

1 – Na sua primeira aula, explique sua forma de dar aula, suas regras e como irá funcionar as avaliações. Seja sério, faça seus alunos entenderem que você tem compromisso com o ensino, e que aprender é uma troca. Se todos cooperarem a aula fica melhor! Deixe para ser amigo ao longo da semana… (passo 5)

 

2 – Você deve ter no mínimo suas aulas planejadas para um mês, para diante de determinada situação (dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento…) poder efetuar novos rumos em sala de aula.

 

3 – Aquele aluno que mais incomodar deve ser o seu principal alvo de perguntas na classe. Logo todos perceberam que quem mais atrapalha é também o mais cobrado na participação.

 

4 – Procure fazer questionamentos sobre o aprendizado, alternando perguntas com respostas fáceis e outras mais difíceis. Lembre-se torna-se muito mais atraente quando você relaciona o conteúdo aplicado com o cotidiano vivido pelos alunos.

 

5 – Dê atenção para os alunos, procure conhecer melhor assuntos que acontecem no bairro e interaja com a turma. A confiança vem através da amizade, e logo isto também vai se refletir nas notas. Nunca é tarde demais para começar a implementar essas dicas e ideias.

 

6 – A gestão eficaz da sala de aula está entre as habilidades mais importantes de um professor, por isso seus alunos devem perceber facilmente quando você está brincando e quando está falando sério.

 

7 – Sua avaliação deve estar focada no objetivo principal, não em textos decorados, por isso deixe claro para os alunos os acertos erros. Procure perceber o crescimento do aluno do próprio ponto de partida dele, e não relacionando com o restante da turma. Fale pessoalmente deste desempenho se estiver em crescimento.

 

Cinco regras básicas para você não perder o domínio de classe:

professorirritado

1   Jamais subestime seus alunos

2  Nunca insulte alguém na frente da classe, evite até mesmo alterar a voz, mantenha o controle e seja firme sem perder o equilíbrio.

3  Seja responsável, se você agendou uma atividade cumpra, se você solicitou alguma tarefa cobre, caso contrário, você perderá o respeito daqueles que fizeram.

4  Jamais permita que alguém interfira nos seus comandos em classe, independentemente da posição, na sala de aula seu domínio é soberano, principalmente se você quiser manter a ordem.

5  Não se aproxime tanto de um(a) aluno(a), ou seja, não estabeleça uma atenção especial a um determinado aluno(a), que de alguma forma gere ciúmes ou desconfianças nos demais.

 dicas

Você conhece mais algumas dicas para manter o domínio de classe? Compartilhe nos comentários!

educadorvc

comments
  • Lidia Rodrigues da Silva

    24 de agosto de 2017 at 11:21 PM

    Conteúdo muito produtivo.

  • leave a comment

    Create Account



    Log In Your Account