Muitos professores iniciantes ou até mesmo, aqueles que lecionam há um bom tempo, sabem que uma das tarefas mais difíceis é manter o controle na sala de aula, na verdade, dois controles, o emocional e o da turma.

 

Regras são essenciais para tudo na vida, por isso iremos falar algumas dicas para manter o domínio de classe, posicionamentos específicos do professor que irão refletir diretamente no domínio de classe:

 

1 – Na sua primeira aula, explique sua forma de dar aula, suas regras e como irá funcionar as avaliações. Seja sério, faça seus alunos entenderem que você tem compromisso com o ensino, e que aprender é uma troca. Se todos cooperarem a aula fica melhor! Deixe para ser amigo ao longo da semana… (passo 5)

 

2 – Você deve ter no mínimo suas aulas planejadas para um mês, para diante de determinada situação (dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento…) poder efetuar novos rumos em sala de aula.

 

3 – Aquele aluno que mais incomodar deve ser o seu principal alvo de perguntas na classe. Logo todos perceberam que quem mais atrapalha é também o mais cobrado na participação.

 

4 – Procure fazer questionamentos sobre o aprendizado, alternando perguntas com respostas fáceis e outras mais difíceis. Lembre-se torna-se muito mais atraente quando você relaciona o conteúdo aplicado com o cotidiano vivido pelos alunos.

 

5 – Dê atenção para os alunos, procure conhecer melhor assuntos que acontecem no bairro e interaja com a turma. A confiança vem através da amizade, e logo isto também vai se refletir nas notas. Nunca é tarde demais para começar a implementar essas dicas e ideias.

 

6 – A gestão eficaz da sala de aula está entre as habilidades mais importantes de um professor, por isso seus alunos devem perceber facilmente quando você está brincando e quando está falando sério.

 

7 – Sua avaliação deve estar focada no objetivo principal, não em textos decorados, por isso deixe claro para os alunos os acertos erros. Procure perceber o crescimento do aluno do próprio ponto de partida dele, e não relacionando com o restante da turma. Fale pessoalmente deste desempenho se estiver em crescimento.

 

Cinco regras básicas para você não perder o domínio de classe:

professorirritado

1   Jamais subestime seus alunos

2  Nunca insulte alguém na frente da classe, evite até mesmo alterar a voz, mantenha o controle e seja firme sem perder o equilíbrio.

3  Seja responsável, se você agendou uma atividade cumpra, se você solicitou alguma tarefa cobre, caso contrário, você perderá o respeito daqueles que fizeram.

4  Jamais permita que alguém interfira nos seus comandos em classe, independentemente da posição, na sala de aula seu domínio é soberano, principalmente se você quiser manter a ordem.

5  Não se aproxime tanto de um(a) aluno(a), ou seja, não estabeleça uma atenção especial a um determinado aluno(a), que de alguma forma gere ciúmes ou desconfianças nos demais.

 dicas

Você conhece mais algumas dicas para manter o domínio de classe? Compartilhe nos comentários!

educadorvc

comments
  • Lidia Rodrigues da Silva

    24 de agosto de 2017 at 11:21 PM

    Conteúdo muito produtivo.

  • Professor Especialista Renato Araujo

    10 de março de 2018 at 8:03 AM

    Já algum tempo venho sendo vítima de desconfiança pois consigo dominar a turma é outros colegas não então vinhe aqui buscar dicas mais cheguei aqui e descobri que estou trabalhando corretamente esse site também acho que pode ser considerado de auto ajuda emocional devido as crítica falavam eu era Caxias de mais já estava com crise de identidade profissional mais com essas dicas descobrir que estão é com inveja do meu trabalho esse método e o que eu uso sempre por isso minha turma me respeita.

  • Boa tarde.
    Como professora eu discordo desse pensamento que o professor deve ter “domínio de turma”. Professor não é domador. Ele deve ter domínio dos conteúdos, das métodologias que admite como próprias , dos processos educativos. Agora se a turma é composta de alunos mal educados e desrespeitosos , em momento algum a culpabilidade deve recair sobre o professor. Crianças que vivem em situação de extremo desrespeito, violência, agressividade e gritarias, dificilmente atenderá um convite que tenha outro teor, ainda mais na escola, que para alguns é o lugar de fazer bagunça.
    O domínio do professor deve ser de si mesmo, em todas as suas peculiaridades e ponto.

  • leave a comment

    Create Account



    Log In Your Account