A intenção deste artigo é gerar uma reflexão sobre o que é inclusão e o que ela trouxe para nossas salas de aulas.

A inclusão vem crescendo em todo o país, mas ainda é preciso ações para melhorar ambientes e profissionais que atuam nas escolas.

A inclusão trouxe para escolas principalmente o seu principal objetivo a aprendizagem.

Com a premissa de que somos diferentes, a  inclusão impõe a necessidade de compreender, respeitar, conviver e buscar soluções em conjunto.

É na escola que ocorre a maior transformação do individuo como sujeito da sociedade, e através disto, que toda a sociedade é beneficiada, principalmente quando a inclusão está inserida desde cedo.

A educação inclusiva tem como principio maior que a individualidade deve ser analisada fora do grupo, observando habilidades do aluno, virtudes e dificuldades na sua aprendizagem.

Esta individualidade não distancia o aluno do grupo, mas ao contrário do que se pensa, irá contribuir para o crescimento da turma.

Os professores e a inclusão

Os professores geralmente são resistentes a qualquer tipo de mudança, porque na maioria das vezes não se sentem preparados

E isto tem sua verdade, pois nos curso de formação para docentes não houve capacitação adequada para lidar com esta situação.

É claro, que os fundamentos principias capacitam qualquer professor para lecionar e enfrentar os mais diferentes contextos, mas a inclusão promove no professor o aperfeiçoamento.

Entrar por exemplo em uma sala de aula, com a inclusão de alunos com deficiência auditiva, vai gerar no professor o desejo por entender a linguagem dos sinais.

E isto, vai atualizar o professor para o mercado de trabalho. Pois como a inclusão é um processo sem volta, as instituições já começam a buscar profissionais que tenham experiência.

inclusao-interprete-libras-deficiencia-auditiva-palavra-especialista

O professor, mais do que ninguém conhece a exclusão histórica de pessoas com deficiência do meio escolar.

A desinformação acorrentou por muito tempo crianças, jovens e adultos!

Longe da escola longe dos seus direitos!

A inclusão nos fez refletir sobre todo o contexto escolar e social, deixamos de ver a deficiência como um entrave na vida das pessoas.

Oportunizamos realizações de sonhos e crescemos como ser humanos.

Começamos a compreender que a condição não limita ninguém, desde que a pessoa busque superá-la!

E você concorda com inclusão? Considera importante? Deixe seu comentário!

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account