Bons professores

Bons professores buscam sempre estar se aprimorando em conhecimentos e habilidades para lecionar da melhor forma.

Creio que maioria já conhece o portal do professor e se não conhece através deste artigo vou trazer algumas informações uteis para melhorar seu desempenho em sala.

Caros colegas, sabemos da situação da educação no Brasil, conhecemos os culpados, porém não podemos nos prender somente as dificuldades ou falta de estímulos, se quisermos transformar a sociedade esta mudança começa primeiro por nós.

Por isso, não feche os olhos para aquilo que pode servir de auxílio para você em sala, mesmo que isto seja criado pelo governo que nos tem maltratado tanto referente às questões salariais.

aula aula2

O que é o Portal do Professor?

O portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com vários recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

Lá você irá encontrar, por exemplo, sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos.

O professor, inclusive, poderá preparar a aula ou até mesmo se servir de aulas produzidas por outros colegas sobre determinados assuntos a sua escolha.

portal do Professor também apresenta um jornal eletrônico com as principais e mais recentes noticias sobre a educação brasileira.

Também atrás algumas estratégias de ensino que deram bons resultados!

E ainda, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

É uma plataforma muito interessante e que dispõe de recursos excelentes que podem contribuir muito para o desempenho do professor em sala de aula

Veja este vídeo e saiba um pouco mais:

Como melhorar minha aula?

O professor muitas vezes busca por inovações e nada melhor do que contar com experiências de colegas para ter novas ideias ou até mesmo reformular proposta vistas.

 

Por apresentar uma grande variedade de recursos, o portal do professor, também serve como uma boa opção de estudos.

Sabemos que no Brasil, a realidade de uma escola não é igual à outra, por isso mesmo, defendo sempre a adequação de material por parte do professor para as suas aulas.

 

Para isso é necessário estudo detalhado de reação e comportamento da turma em relação ao que será apresentado e forma que será apresentado.

O professor deve mostrar domínio do conteúdo e em caso extremos, ter um bom jogo de cintura para improvisar.

Planejamento de aula que saco!

Claro que não podemos sair tão fora do planejamento, mas nós professores sabemos que muitas vezes o planejamento deve ficar um pouco de lado para alcançar os objetivos.

O que quero dizer, é que nem tudo o que foi planejado vai sair da maneira correta! Eu sei que você sabe disso!

Mas o principal é atingir os objetivos traçados!

No portal do professor você irá encontrar também vários planejamentos que irão amenizar seu stress na hora da preparação de aulas.

Para muitos, o planejamento é a parte mais chata da nossa profissão, não pela construção em si do planejamento, mas da cobrança exacerbada por parte da direção da escola

Então conheça o portal do Professor  e tire suas próprias conclusões!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Bom, espero que este artigo tenha ajudado! Mas você que eu sempre termino meus artigos com uma pergunta que gera polêmica, então aí vai…

O governo deveria estar mais preocupado em remunerar melhor os professores ou construir plataformas como o portal do professor? Deixe seu comentário.

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account