Com certeza para responder a pergunta “qual o principal problema da Educação Brasileira?” muitos irão dizer que a culpa é do governo, do sistema e uma série de outras realidades já conhecidas!

Já sabemos que a soma de várias delas já contribuem há um bom tempo para o ensino degradante no país, mas por que nada muda?

 

A educação brasileira na atualidade promove além da evasão escolar, uma formação de muitos jovens semianalfabetos, afirmação confirmada pelos mais de 500 mil alunos que tiveram suas redações zeradas no Enem 2014.

Esta realidade foi rapidamente esquecida, como tudo neste país, em virtude do Carnaval, ocasião onde fica ainda mais clara, que educação neste país está em segundo plano.

Enquanto escolas de samba ganham fortunas para promover festa, verdadeiras escolas padecem por falta de verbas e abandono.

 

Redação Enem 2014

 

Professor fazer greve virou rotina e degrau para eleição, violência, falta de respeito, e frases do tipo, “se escolheu esta profissão que faça por amor” fazem parte do cotidiano, pois vivemos no Brasil, o país do amor ao próprio umbigo, se está bom para mim, o resto que se ferre.

O pior de tudo é ver colegas, professores, com esta mesma filosofia, acham que reprovando o aluno em suas matérias, mudaram o futuro dele! Acham que muitos adolescentes são imaturos e devem reprovar!

Nestes anos como professor, vi o quão decadente é esta profissão e quantos a exercem, sem realmente serem dignos de ser chamados “professor”.

Talvez você deva achar que sou o dono da razão, mas não sou!

Escrevo o que tenho visto nas escolas públicas por onde passei, alunos reprovados em massa porque não sabiam as quatro operações básicas da matemática, e a culpa é dele, não aprendeu porque não quis, ou porque era isto ou aquilo outro.

Vamos rever alguns detalhes esquecidos por muitos colegas…

Uma professora do ensino primário tem em média muitas vezes 30 alunos, quem consegue dar atenção para 30 crianças com idade entre sete e dez anos?

Geralmente somos aptos a trabalhar com uma disciplina especifica, uma professora consegue ensinar a base de todas as disciplinas?

Qual a realidade destes alunos, como aprender, se tudo a sua volta diz ao contrário?

Sendo mais direto e respondendo a pergunta tema qual o principal problema da Educação Brasileira?, a resposta é simples…

O problema da educação está em você professor, que se tornou juiz das crianças!

É você que diz que ela é imatura, que não está preparada para seguir em frente, que não tem capacidade, que não vai dar nada,…

E enquanto isso é refém de um sistema que espera exatamente isto de você, um criador de massa de manobra, um criador de sujeitos que não percebem seus direitos e deveres.

Que com atitudes e palavras diz aos seus alunos que eles são incapazes ou que não servem para estudar.

professorgreveMas ao contrário do que pensa, você professor, acaba também fazendo parte desta massa de manobra, que troca a defesa dos seus direitos por cargos e ficam escondidos atrás deles.

Promovem a luta de seus direitos, mas querem ficar na retaguarda sem correr riscos e são os primeiros a falar quando termina o movimento, que sabiam que a greve não daria em nada.

Tornam-se diretores ou assumem cargos ligados ao governo e esquecem que foram professores.

Agora só falta se sentir ofendido por este texto, porque a verdade dói, principalmente para quem tem a responsabilidade de ensiná-la.

Ser professor é ter a responsabilidade de criar mentes pensantes e não fantoches deste sistema econômico humilhante.

 

professorhumilha

O que você pensa sobre os professores? Você concorda que muitos maus exemplos têm manchado a imagem da categoria? Comente deixe sua opinião!

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account