A inclusão é defendida pela grande maioria da população brasileira.

Mas quais os problemas na inclusão escolar que não são relatados e a maioria desconhece?

É claro, que quando falamos em problemas relacionados a inclusão muitos encaram como preconceito.

Mas, estamos falando no âmbito geral, problemas que atinge a todos na sala de aula.

Problemas enfrentados por professores

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Está o professor preparado para atender o deficiente?

Sala superlotadas impedem o professor constantemente a dar suporte a qualquer aluno em sala de aula.

Esta situação fica mais complicada quando esta sala faz parte da inclusão escolar.

E se é inclusão, entende-se que se deseja alcançar à todos os alunos, ensinando pelo menos, o nível mínimo de conhecimento.

Por isso fica incoerente reprovar um aluno dito normal e aprovar um aluno com deficiência, que será aprovado exatamente em virtude do nível de aprendizado que ela, a deficiência, o deixa atingir.

Como o professor irá lidar com casos em que o aluno deficiente está inserido na classe, mas não consegue acompanhar o conteúdo?

Muitas questões atormentam e dificultam o trabalho do professor, que se sente refém da inclusão.

Digo refém, pois não houve uma preparação para este profissional, nem muito menos uma adequação ao currículo para enfrentar esta situação, que já uma realidade.

Problemas para o professor de educação especial

Embora muitos pensem que é uma escolha do professor, isto é outra realidade, bem distorcida.

O fato de alguém estar preparado para atender um deficiente mental não o habilita para atender um deficiente auditivo.

Talvez a pedagogia seja a mesma, mas as necessidades são bem outras.

Até porque é preciso material e formação atualizadas para melhorar constantemente o desempenho desses professores, que possuem em muitos casos uma tarefa árdua.

O fato, por exemplo, de ter um segundo professor em sala, não distorce um pouco o que inclusão?

E este professor está preparado para auxiliar em todas as disciplinas?

Não estou duvidando da capacidade dos professores, estou falando da falta de sequência no seu trabalho.

Estados e Prefeituras, mudam estes profissionais anualmente, descartando o bom trabalho e recomeçando todos os anos do zero.

 

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Problemas para os alunos

Levando novamente em consideração a quantidade de alunos por sala nas escolas brasileiras, fica evidenciado que a inclusão pode trazer problemas que fogem a vontade de todos.

Com a presença de um aluno com deficiência, talvez o professor deixe de criar um ambiente desafiador em sala e o maior prejudicado será o aluno sem deficiência.

Da mesma forma o contrário, caso este ambiente desafiador seja criado, talvez fique mais visível as dificuldades do aluno com deficiência, o que também não seria apropriado.

No trabalho em equipe, em se deseja avaliar o desempenho geral, talvez, dependendo da deficiência pode ser uma situação bastante constrangedora para o aluno sem deficiência.

Se houver níveis de cobrança, isto com certeza irá gerar dificuldades de comportamento e interesse.

Tem solução?

Claro que sim? Quem nasceu para ser professor sabe que preciso gostar de desafios!

Os problemas apontados aqui não têm como objetivos, tornar a inclusão mais difícil ou aponta-la como algo impossível.

É preciso apenas entender, que é preciso buscar fórmulas que façam da sala de aula o melhor ambiente para todos, independentemente de qualquer deficiência!

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E você professor? Quais os problemas na Inclusão Escolar? Você acha que ela possui mais pontos positivos ou negativos?

educadorvc

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