3 Dicas Para explicar melhor em sala de aula como dar uma boa aula

Saiba mais! https://comodarumaboaaula.com/
3 Dicas Para explicar melhor em sala de aula como dar uma boa aula

3 Dicas De Como explicar melhor Como Dar uma boa aula
Olá professor, olá professora, aqui professor Valdir Soares, e antes que você pergunte quem sou eu para ensinar como explicar melhor, simples, sou um professor que gosta de se aperfeiçoar o tempo todo, não sou melhor nem pior, apenas tento aprender mais a cada dia. Também sou criador do curso como dar uma boa aula, que vc pode conhecer clicando no link abaixo deste vídeo.
Mas vamos lá, 3 dicas para explicar qualquer coisa melhor e primeira dica é simples
Seja objetivo – Nada pior do que alguém que se enrola tanto que no final nem ele mesmo sabe do que esta falando. E se por caso sua turma está bocejando quando vc explica, saiba que você não está sendo objetivo.
Pense o seguinte, o que você vai explicar? Como você vai explicar? Que exemplos práticos do cotidiano posso aplicar? Está compreensível?
Vou dar um exemplo simples, vamos dizer que eu vá explicar sobre substantivos para um 7 ano. É comum o professor achar que porque ele estudou isto no 6 ano ele deva saber, mas não é bem assim. Então se quero ser objetivo minha explicação será:
Substantivo é o nome de tudo! Eu sei que vai ter professor que vai dizer isto e aquilo, mas se você é do tipo que diz que na sala de aula não tem só médico, advogado, mas tem também o pedreiro, o eletricista, o melhor a fazer é falar a linguagem mais comum possível e que seja fácil de aprender. Você percebeu que ao invés de usar uma definição do tipo palavra que designa seres e coisa, e blá, blá. Pois é tente ser objetivo, mesmo que depois vc vá fazendo alguns ajustes. Então continuando minha explicação eu vou dizer opa seu nome é um substantivo, você está sentado num substantivo, hoje você vai de substantivo para casa. Ficou compreensível para entender? Acho que sim, mas posso reforçar isto com um exercício.
Mas vamos continuar com as dicas, agora a dica 2
Ensine de maneira gradativa ( parte a parte) – Pois bem, seguindo meu exemplo o substantivo, agora fica mais fácil eu falar da classificação correto? Sim, deixe seus alunos terem um gostinho de que estão aprendendo, assim fica prazeroso e interessante. Quando você começar a falar em próprio e comum, vai gerar curiosidade e percepção da distinção de um e outro. Esta dica serve para você começar uma conexão com seus alunos. E não importa o que você está explicando, mesmo que seja outro assunto, organize sua explicação com começo, meio e fim. Em outras palavras gere interesse, entregue conteúdo e gere resultados, o aprendizado. E para fechar as dicas, vamos a dica 3
Provoque a interação com a turma, além de ajudar os professores iniciantes a superar nervosismo, vai ajudar a manter a atenção na sua aula. E muita atenção, tem professor que faz pergunta para o aluno errar ou ficar com medo de falar, não é isso! A pergunta que você vai fazer professor, professora, deve gerar interação, para isto, é preciso que o aluno tenha confiança sem sua resposta, em resumo, tem que ser uma pergunta simples. Coisa boa é quando vc faz a pegunta e 5 ou 6 alunos respondem juntos. Aí vc está no caminho certo.
São 3 dicas que eu uso em sala e que dão super certo e que você professor pode testar e depois me falar aqui nos comentários. Também se você achou estas dicas válidas compartilhe o vídeo com aqueles colegas que você acha que este conteúdo pode ajudar! Se não é inscrito inscreva-se e até o próximo vídeo.

educadorvc

leave a comment

Create Account



Log In Your Account