Educação para tolos – A negligência do ensino correto.
O conhecimento é fundamental e espera-se que a escola seja o principio de uma jornada que contribua e implemente este conhecimento de forma que o aluno atinja o sucesso em várias áreas de sua vida.
Mas nas nossas escolas há muito tempo vem acontecendo a negligência do ensino correto!
Uso de palavrões e gírias, desfaz os princípios da linguagem culta…
A importância do vocabulário Rico
Isto é básico, um vocabulário rico é essencial.
Somente a leitura e a compreensão das palavras nos seus diversos níveis é que irão desenvolver no estudante, habilidades de pensamento mais complexos.
A Realidade do Ensino Atual
É comum nas escolas brasileiras, inovações nas formas de ensino e isto é bom, o ruim é quando estas inovações só transmitem a realidade e não proporcionam nada para o futuro.
De palavrões à distribuição de kits de prevenção sexual, tudo tem acontecido de forma desordenada e sem acompanhamento real da necessidade da escola e da comunidade onde ela está inserida.
Quem aprende o que vive, vive o que aprende, e isto não gera mudanças!
O que estou dizendo é que falar sobre gravidez na adolescência em uma localidade em que isto é uma realidade, não muda em nada o que estas meninas de 11 a 15 anos vivem.
Agora mostrar o porquê isto acontece, e não estou falando de ensinar como colocar uma camisinha, é mudar toda uma visão para o futuro.
A condição de pobreza é instituída pela sociedade e a escola atual dá o certificado.
Se você estuda em uma escola na periferia vai ouvir ou aprender através de gírias e vai ter como referência pais analfabetos.
Por quê minha realidade deve ser exposta enquanto meus sonhos são destruídos?
Eu não posso dizer ao certo que tipo de educação é a correta, até porque educadores e outros filósofos da educação, de modo geral, têm negligenciado o papel que o verdadeiro ensino aprendizagem, digo conhecimento, desempenha no desenvolvimento do cidadão.
Na atualidade ter ensino médio é para qualquer um, todo mundo pode alcançar, o problema é que o conhecimento real e transformador foi destruído ao longo dos anos.
Ter ensino médio hoje, na questão conhecimento, conforme muita pessoas, equivale ao mesmo do que ter o quinto ano no passado.
Parece assustador, mas você que é professor deve saber a dificuldade de lecionar no ensino médio, quando a maioria dos alunos chegam parecendo nunca ter visto assuntos que apenas são revisão de conteúdo do ensino fundamental.
Não houve aprendizagem.
A educação deve ser trabalhada para que a criança alcance a igualdade social e econômica!
Não, não é loucura!
A pedagogia deve ser sensível ao desenvolvimento do conhecimento conceitual dos alunos, colocando na essência, a coerência e profundidade do conhecimento real.
Quando há diferenças de realidade impostas pela escola, com certeza existe apenas a divisão que começa a separar os “ricos de informação” do “pobres de informação”.
Recentemente assisti um vídeo, em que a professora explicava um assunto de história e os alunos não prestavam atenção e nem entendiam.
Ela mudou sua estratégia, quando um aluno explicou o conteúdo e todos entenderam. Sua fórmula? Ao invés de levar os alunos ao seu nível de conhecimento, desceu ao nível deles.
Isto mesmo, passou a fazer uso de gírias e comparar fatos históricos com fatos ocorridos na favela. Devo estar ficando louco, mas parecia promover bandido a herói!
Quem está na escola está para ser transformado, os principais pensadores deste planeta buscaram conhecimento além dos professores e dos livros, pesquisaram, experimentaram, provaram…